quinta-feira, 6 de setembro de 2012

LEV YASHIN: O "ARANHA NEGRA"



O Aranha Negra é considerado o melhor guarda-redes da história, mesmo com a forte concorrência de outros mitos como Gordon Banks ou Sepp Maier.
Depois dele, outros poderão ter igualado a sua técnica ou em certos casos até mesmo superado, mas a verdade é que nenhum arqueiro defendeu como Yashin.
Foi o primeiro a considerar a grande área como sua propriedade, tendo o respeito inclusive dos defensores do seu próprio time. Usando os seus dotes atléticos e brilhantes capacidades físicas, tornou-se o primeiro goleiro famoso por sair sem temor aos pés dos adversários, ganhando a fama (quase mítica) de ser imbatível entre os postes, capaz de ler a mente do avançado no momento do remate.


Dois Amores

Lev Ivanovich Yashin nasceu em Moscou, na então União Soviética em 22 de outubro de 1929. Filho de uma família de trabalhadores, o jovem cresceu entre as duas Guerras Mundiais, num período muito conturbado da história russa. Com apenas doze anos, pouco depois da invasão da União Soviética pelos exércitos do III Reich, viu-se forçado a trabalhar numa fábrica para ajudar o esforço de guerra do seu país.
Obrigado a mudar-se para uma fábrica moscovita acabou por nos poucos tempos livres jogar futebol com os trabalhadores da fábrica, despertando assim a cobiça de um olheiro do Dynamo Moskva, que prontamente lhe endereçou o convite para ingressar nas categorias de base do clube.
Depois do “sim” dos pais, o jovem Lev começou a defender não só as redes da equipa de futebol, como da equipa de hóquei no gelo do clube moscovita.
Em 1950 teve a sua estréia na equipa principal. No primeiro jogo com a camisa do Dynamo um frango e uma derrota deixaram o jovem dois anos sem voltar a atuar pelo clube.
Enquanto nos gramados a carreira de Yashin demorava a vingar, na pista gelada, defendendo com mestria, o jovem Lev venceu a Taça em 1952 e o Campeonato Nacional em 1953. 


A Seleção e as Primeiras Conquistas

Seria precisamente nessa época que Yashin voltava a ser titular na equipa de futebol, optando então por abdicar do hóquei para se concentrar exclusivamente nos gramados. No ano seguinte foi pela primeira vez convocado para a seleção nacional, com a qual venceria o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de Melbourne em 1956.

Eusébio (esq.) e Lev Yashin (dir.) momentos antes do jogo Portugal x URSS pelo Copa do Mundo de 1966.

Dois anos depois, na Suécia, participou no primeiro Mundial da carreira, ajudando a sua seleção a chegar às quartas-de-final e sendo eleito para a seleção do campeonato após as suas brilhantes exibições, em particular na derrota contra o Brasil, na qual Yashin evitou uma goleada histórica, defendendo tudo que havia a defender, exceto nos dois gols de Vavá.
Em 1960, em Paris, conquistou um novo sucesso com a seleção nacional soviética: a primeira edição do Campeonato da Europa. 
No Mundial seguinte, no Chile, Yashin passou por um dos momentos mais complicados de sua carreira, em uma partida contra a Colômbia pela primeira fase do mundial, Yashin levou um gol olímpico, o primeiro da história dos Mundiais, que lhe custou muitas críticas duras dentre elas do jornal francês L´Equipe considerado que a carreira do Aranha Negra tinha chegado ao fim.


Bola de Ouro e o Final de Carreira

Mas ao contrário do que a mídia imaginava a carreira de Yashin não tinha chegado ao fim e o lendário goleiro soviético voltou em força, conseguindo em 1963 vencer o Ballon D´Oro, tornando-se no primeiro - e até hoje único – goleiro a conseguir tal prêmio. 
No Campeonato Europeu de 1964 voltou a jogar uma final, perdendo desta vez para a Espanha, em Madrid. Dois anos mais tarde voltou a brilhar, desta feita no Mundial de Inglaterra, no qual as suas defesas magistrais conduziram a U.R.S.S. a obter sua melhor classificação na história dos mundiais, chegando às semi-finais, na qual perdeu para a Alemanha. No jogo da disputa do terceiro e quarto lugares, nova derrota, desta vez para Portugal, do seu amigo Eusébio.
Sua ultima participação em mundiais ocorreu em 1970 no México, onde aos 40 anos acompanhou seguiu com a delegação na condição de goleiro suplente e como membro da comissão técnica, voltando a atingir as quartas-de-final do campeonato.
Um ano mais tarde fez a última partida com a camisa do Dynamo Moskva, o seu clube de sempre. No jogo do adeus, 100 mil pessoas encheram o Estádio Lenine em Moscou para se despedirem da Aranha Negra que brilhou mais uma vez na companhia de Eusébio, Beckenbauer e Pelé. 
Durante a sua longa carreira Lev Yashin defendeu 150 grandes penalidades e conseguiu sair de campo sem levar gols em 270 ocasiões. Como razão do seu sucesso, Lev Yashin afirmava que tudo se devia a fumar um cigarro e a beber um copo de uma bebida forte antes de cada jogo, algo que o deixava mais calmo.
As “razões” do seu sucesso foram também o motivo do seu declínio e da sua morte. Vitima de um AVC e com um coração fraco, viveu os últimos anos de vida com sérias limitações. Para sua tristeza viu-se obrigado a viver  seus últimos dias numa cadeira de rodas, depois de lhe ser amputada uma perna em seqüência de problemas circulatórios. Desiludido e cansado, o seu coração cedeu numa mesa operatória quando os médicos tentavam remover-lhe um cancro no estômago.
Como consolação e em honra de sua enorme contribuição para o futebol a FIFA atribui em cada edição da Copa do Mundo o Prémio Lev Yashin para o melhor goleiro da competição. Em 1998 foi considerado pela FIFA o melhor guarda-redes do século XX e anos depois ganhou o título de melhor jogador russo de todos os tempos durante os prêmios do Jubileu da UEFA.


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

VALORIZADO FALCÃO GARCIA FOI PROCURADO PELO PSG, ANZHI, CITY E CHELSEA.


Valorizado Falcão Garcia é o "Homem-Gol" do momento.


O chefe executivo do Atlético Madrid, Miguel Angel Gil Marin, revelou à imprensa espanhola os nomes dos quatro clubes que no último mercado de transferências tentaram contratar (em vão) Radamel Falcão: “É só ver o que aconteceu este ano. Fora o Athletic e nós, todos tiveram de vender os seus grandes nomes para evitarem a falência. PSG, Anzhi, Manchester City e Chelsea tentaram contratar o Falcão, mas nós arriscamos e acreditamos que conseguimos cumprir com as nossas obrigações”, disse.
Ainda assim, e tendo em conta que o passivo dos colchoneros ascende aos 350 milhões de euros, Marin reconhece que o clube de Madrid não vai conseguir manter Falcão por muito mais tempo.
Lembrando que Falcão Garcia foi o terceiro maior artilheiro da Liga espanhola na época passada (atrás apenas de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo), tendo ainda sido o goleador máximo da Liga Europa, com dois golos na final contra o Athletic Bilbao.
Já este mês evidenciou-se com um hat-trick na Supercopa europeia frente ao Chelsea (4x1).

FURACÃO VIRA SOBRE O BOA ESPORTE E SE APROXIMA DO G-4


Marcelo garantiu a virada para o Atlético-PR.

A volta do Furacão a mandar seus jogos em Curitiba criou a expectativa de que as dificuldades encontradas no período em Paranaguá seriam amenizadas, mas o que se viu em campo foi o mesmo time imprevisível que vem se apresentando ao longo desta série B, com apresentações lastimáveis dos fracos Henrique e Felipe, alem do “desligado” Elias, a reação veio do banco de reservas com o eterno ídolo Paulo Baier e com atacante Marcelo.
O Boa Esporte entrou fechado, mas surpreendeu logo aos 7 min minutos do primeiro tempo com o meia Petros, após um lançamento na entrada da grande área contando com falha do zagueiro Naldo. Com a vantagem o time mineiro se fechou ainda mais e procurou apenas explorar os contra-ataques após as investidas mal sucedidas do time paranaense. Aos 26min do primeiro tempo o técnico Ricardo Drubscky promoveu a entrada do atacante Marcelo para a saída de Felipe, a mudança fez com que Henrique mudasse de lado e fosse atacar pelo lado esquerdo, liberando a ponta direita para o atacante Marcelo com Marcão centralizado. Mas as investidas seguiam pouco produtivas tendo finalizações sem sucesso com João Paulo, Henrique e Marcelo.
Na volta para o segundo tempo Drubscky sacou João Paulo para promover a entrada de Paulo Baier, o maestro entrou e deu uma organizada no meio de campo do Atlético que vinha muito desorganizado, até que aos 6min Pedro Botelho vai ao fundo, toca pra trás para Marcelo desviar de leve. A bola foi morrer no fundo das redes. 1x1 no placar!
A pressão do Furacão aumentou até que aos 19min Paulo Baier cobrou falta, o goleiro Daniel deu um soco na bola que acabou explodindo no zagueiro Gabriel e sobrou limpa para Marcelo virar o jogo e definir o placar.
Com a vitória o Atlético soma 37 pontos permanecendo na 6ª posição a três pontos do G-4. Na próxima rodada o Furacão viaja até Barueri onde enfrenta o Grêmio Barueri, enquanto que o Boa Esporte recebe o ASA em Varginha.

Ficha Técnica:
Campeonato Brasileiro - (04/09/2012) – Atlético 2 x 1 Boa Esporte
L: EcoEstádio Janguito Malucelli; H: 15h00; A: Anderson Daronco (RS); CA: Higo, Carciano, Maranhão, Michel Elói; CV: Michel Elói; P: 3.823; R: R$ 38.420,00; G: Petros, aos 7 do 1º; Marcelo, aos 6 e aos 18 do 2º.

ATLÉTICO: Weverton; Maranhão, Naldo, Luiz Alberto e Pedro Botelho; Deivid, João Paulo (Paulo Baier int), Henrique, Elias (Derley 78') e Felipe (Marcelo 26'); Marcão. T: Ricardo Drubscky.
BOA ESPORTE: Daniel; Radar, Carciano, Neylor (Gabriel 33') e Neílson; Olívio, Higo (Michel Elói 36'), Radamés e Petros; Fernando Karamba e Vanger. T: Sidney Moraes.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

MESSI: "EU PRECISO DE UM TÍTULO COM A SELEÇÃO ARGENTINA!"

Messi terá a chance de brilhar pela Seleção Celeste em 2014 no Brasil.



Lionel Messi falou com exclusividade à rádio La Red Argentina e disse que sonha em ganhar um título internacional com a seleção celeste, em clara referência à Copa do Mundo no Brasil. "Tive a sorte de ganhar títulos com a minha equipe e em nível pessoal. Preciso de um em especial, é o meu sonho. Temos um caminho difícil até a Copa do Mundo”. Caminho este que  nesta semana tem dois compromissos pelas eliminatórias para a Copa de 2014: Dia 08/09 contra o Paraguai em Buenos Aires e na terça-feira dia 11/09 em Lima contra o Peru.
Messi sempre admitiu não jogar bem pela seleção nacional, mas nessa temporada vibra com melhores apresentações: "Eu não sei se é o meu melhor ano na seleção, mas conseguimos vitórias consecutivas conquistadas. Fiz uma boa Copa América, após passar vários altos e baixos, agora desfruto deste momento", disse a estrela argentina.
E em referência às críticas que recebeu em seu país, disse: "Sempre fui muito exigente comigo, o que me faz ter o que tenho, eu não preciso ter mais responsabilidade. Para ser o melhor do mundo sempre exijo o máximo em cada jogo, em cada treino. Sorte que eu tenho em Barcelona e na seleção temos grandes jogadores que me também me ajudam", disse ele. "Agradeço o apoio dos argentinos. Estamos felizes com os últimos resultados da seleção e com o apoio em todos os jogos.", Concluiu o melhor do mundo.
Para finalizar, Messi contou como mantém a humildade apesar da fama. "A coisa mais difícil foi sair de minha casa em Rosário para encontrar o meu sonho. Após a luta, então a única coisa que mudou foi que as pessoas me reconhecem. Mas eu ainda sou a mesma pessoa."

BUFFON NÃO PENSA EM "PENDURAR AS LUVAS" TÃO CEDO

Buffon foi vice campeão da Euro 2012 pela Itália.


O Goleiro e ídolo Italiano Gianluigi Buffon mesmo no alto de seus 34 anos assume que ainda não pensa em se retirar dos gramados. O jogador ainda tem como horizonte a disputa da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
"Não penso em terminar a carreira. Tenho 34 anos e sinto-me muito bem. Estou em grande condição física e cheio de entusiasmo. O mais importante é que tenho muita vontade de ganhar e quando se tem tudo isto podemos seguir em frente", explicou o arqueiro da seleção italiana e da Juventus.
As eliminatórias para o Mundial do Brasil iniciam para a seleção de Itália na próxima sexta-feira (07/09), diante da Bulgária.

VAN DER VAART ESTÁ DE VOLTA AO HAMBURGO



O Meia Holandês Rafael Van der Vaart está de volta ao Hamburger SV, clube que representou durante três temporadas, antes de rumar ao Real Madrid em 2008. O holandês assinou por três anos com os germânicos. Após dois anos no Tottenham da Inglaterra, 77 jogos e 28 golos marcados, Van der Vaart está retornando ao clube de Hamburgo, onde jogou depois de ter deixado o Ajax.
O Tottenham de André Villas-Boas receberá 13 milhões de euros pela transferência do jogador de 29 anos.
“É um sonho que se tornou realidade, estou voltando para casa”, comemorou o Holandês sobre o seu retorno ao Hamburgo.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

FURACÃO ESTRÉIA "NOVA CASA" NO SEGUNDO TURNO

Meia Elias volta ao Time Titular do Atlético-PR.

Em um dia útil e em um horário atípico o Atlético-PR retorna para Curitiba, desta feita mandando seus jogos no Ecoestádio Janguito Malucelli. Contra o Boa Esporte, o Furacão tenta manter a invencibilidade (que já dura 6 jogos) mas acima de tudo vencer para buscar manter a proximidade do G-4 da série B. Hoje o Furacão soma 34 pontos, 4 pontos a menos que o Joinville 4ª colocado e ultimo integrando os que estariam obtendo o acesso à série A de 2013.


Atlético-PR X Boa Esporte-MG

Prováveis Escalações:
Atlético-PR: Weverton; Maranhão,Naldo,Luiz Alberto e Pedro Botelho; Deivid,João Paulo, Elias,Felipe e Henrique;Marcão.
Boa Esporte: Daniel; Radar, Carciano, Neylor e Neílson; Everton, Olívio, Radamés e Francismar; Marcelo Macedo e Vanger.
Arbitragem: Anderson Daronco(RS), auxiliado por Nadine Schram Bastos e Helton Nunes.

Campeonato Brasileiro Série B
Data: 04.09 (ter) 15h00
Estádio: Ecoestádio Janguito Malucelli
Cidade: Curitiba (PR)

Preços dos ingressos
Visitantes: R$ 50

Endereço do Estádio Ecoestádio Janguito Malucelli
Rodovia do Café, 315 (BR 277) – km 0,5

Postos de venda de ingressos
Portão 1 do Ecoestádio
Portões de acesso ao estádio
Portão 2

Como chegar ao estádio
O Ecoestádio Janguito Malucelli localiza-se em frente ao Parque Barigüi.